domingo, 29 de junho de 2008

Ortografia araiosense... Magu ou Magú?

Constantemente, muitos araiosenses costumam acentuar a sílaba tônica do nome de um dos rios que corta o município, porém isso é errado.
Vista do rio Magu sob a ponte do Povoado João Peres
Magu é uma palavra oxítona terminada em u, portanto, de acordo com norma culta, não pode receber acento gráfico.
Acentuam-se, apenas, as oxítonas terminadas em "a", "e", "o"; p. ex., cajá, Pelé, Rococó.
Em suma, não esqueçamos como deve ser escrito o nome do rio - MAGU; sem acento agudo na letra u.

3 comentários:

  1. Oi Saulo, quero parabenizá-lo pela iniciativa. Muito bom ver espaços dedicados a minha terra.
    Você falou que não é de Araióses, mas parece que conhece bem o lugar. Você mora em Araioses?

    Vou colocar um link em meu blog para o seu.

    Grande abraço.


    Mário Lucio

    ResponderExcluir
  2. Olá Mario Lúcio, obrigado pelos parabéns. rsrsrsrs
    Não, não moro em Araioses, moro na Princesa do Igaraçu, Parnaíba. Meus pais nasceram na sua terra, porém só minha mãe ainda vive por lá, pois é onde ela trabalha.
    Tenho também vários familiares neste município.
    Amo minha cidade, Parnaíba, porém gosto muito de estudar fatos históricos de outros municípios, por isso resolvi fazer este blog.

    Forte Abraço Virtual!

    ResponderExcluir
  3. E ai primão blz?
    Eu vim deixar um alo e dizer que
    gostei muito desse seu blog sobre Araioses
    Ah e eu quero lembrar que quanto ao nome do Rio Magu as vezes as pessoas podem confudir com o personagem de desenho americano "Magoo"
    Um abraço

    (Renan Fonteles)

    ResponderExcluir